sexta-feira, 28 de novembro de 2014

O Primeiro Negócio

O primeiro negócio

Ahhh sexta feira, dia lindo para escrever, publicar, ser criativo e ficar sempre, sempre entusiasmado, ainda mais sendo uma black friday ;)


Já gastamos o suficiente com a black friday, foi-se o decimo terceiro salário, decimo quarto, decimo vigésimo e por ai vai.... :/



Bom, deixando as ideias de consumismo e amante declarado da sexta-feira, vamos ao "ponto g" dessa gostosa relação entre o big bang profissional e o seu primeiro negócio.

1. Ficar Milionário

A ideia de ficar milionário sobressai disparada sobre tudo, os olhos brilham, o coração estremesse, as mãos tremem, e é ai, justamente ai, que descobrimos o segredo, o grande segredo, de como quebrar um negócio em um mês :)

Pois é, o afago amoroso entre o empreendedor iniciante e seu primeiro negócio faz com que o coração palpite, o sangue ferva e se perca a noção.

2. Antes de começar

Você precisa sentar e rabiscar um plano de negócios, saia o que sair, mais rabisque, não sabe o que escrever, desenhe, não sabe desenhar, desista porque ai também será o cumulo :S

Mais, observações verdadeiras a parte, vamos ao que interessa, o primeiro negócio.

3. Meu primeiro negócio

Foi após um curso de eletrônica, abri uma pequena oficina eletrônica e iniciei minhas atividades, na minha pequena cidade sul mineira de Itapeva de Minas (www.itapevademinas.com.br), o negócio era prospero, eu fazia o que gostava, e gosto ainda, porem não faço mais.

4. O declinio

Quando comecei a vender fiado, eita probleminha antigo, ultrapassado, mais funcional, quebra mesmo. Eu fazia negócios com muitas pessoas, boas e ruins, para mim todas eram boas, eu era comerciante, e um garoto inocente, pois tinha só 14 anos e já estava tomando conta de um negócio, com 12 havia iniciado o curso de eletrônica.

Minha oficina era rentável, pingava-se muito dinheiro, no entanto, a falta de planejamento inicial me fez, com pouco tempo de atividade, menos de um ano, fechar as portas, não sabia vender, não sabia cobrar, não sabia divulgar, não sabia planejar, só sabia trabalhar, ahh e já sabia beijar na boca, quase mestre nessa arte ;)

5. A dica

Em resumo, a dica valiosa de hoje é, planejamento, ser um bom profissional é se planejar, construir planos para tudo, todas as pequenas partes que formam alguma grande coisa, seja um negócio ou projeto pra uma vida inteira.

Ahh, não abram mais oficinas eletrônicas, os aparelhos ficaram baratos e muito acessíveis, não da mais dinheiro, você vai sobreviver daquilo e não viver daquilo, como já citado no post  big bang profissional :)

Nos próximos posts, falaremos sobre os saltos na vida, os caminhos percorridos, não perca, leia, leia, leia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário